Numa aplicação Struts 1, o ficheiro web.xml, já referido num artigo anterior, especifica que os pedidos (requests) que satisfaçam o padrão '*.do' são encaminhados para o Struts ActionServlet.
O ActionServlet procura, no ficheiro de configuração struts-config.xml, qual a Ação que está mapeada no pedido que recebeu. O ActionServlet e os objetos de Ação (Action) compõem a parte de Controlador (Controller) da arquitetura MVC de uma aplicação Struts.
Para transferir dados entre Ações e a View, tipicamente implementada em JSPs, o Struts usa objetos ActionForm.
Quando um utilizador submete um form, o ActionForm, juntamente com os dados do form, é passado para o método execute da Ação.
A Ação pode validar os dados, e depois invocar a lógica necessária, idealmente encapsulada numa camada Model, da qual o Struts não tem qualquer conhecimento.
Quando a lógica de negócio é executada, a Ação transfere o controlo para a View especificada num ou mais objetos ActionForward objects, os quais são também configurados no struts-config.xml.
As entradas ActionForward representam os possíveis outputs de uma Ação.
Podem ser definidas entradas ActioForward por Ação, ou pode ser definida uma entrada ActionForward globalmente, para se aplicar a todas as Ações.