sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Começar a usar o .Net Entity Framework - 1


Este artigo ilustra a criação de um modelo Entity Framework e a sua utilização num pequeno programa em C# para ambiente Windows (Windows Forms Application).
Para implementar este exemplo é necessário ter o Visual Studio 2010 instalado (com o 2008 também deve funcionar), assim como a framework .Net 3.5 SP1 ou superior.
Para além disso, é necessário aceder a um serviço de base de dados, pelo que, como primeira abordagem, se aconselha a usar o Microsoft SQL Server 2008.

(Este exemplo foi atualizado para o .Net Framework 4.5, e utilizando o VS 2013)
1. O primeiro passo consiste em criar um novo projecto do tipo Windows Forms Application.




2. De seguida, vamos acrescentar um novo item ao projecto, do tipo ADO.Net Entity Data Model (ver duas imagens seguintes). No exemplo foi dado o nome ModeloDeDados.edmx ao ficheiro que irá conter o modelo de dados, e o mapeamento à base de dados.




3. Depois, e para facilitar bastante as coisas, vamos gerar o modelo de dados a partir de uma base de dados existente. Para isso, seleccionamos “Generate from database” (ver figura seguinte).





Esta opção obriga-nos a configurar a ligação à base de dados a partir da qual será gerado o modelo de dados e respectivo mapeamento:
   - Seleccionar o servidor onde corre o serviço de base de dados, o nome da base de dados, e testar a conexão:




   - escolher gravar a connection string no App.Config:




4. Depois, escolher os objectos da base de dados que irão fazer parte do modelo e ser mapeados entre o modelo e a base de dados (Neste caso temos três tabelas):



Por fim, obtemos uma visualização gráfica do modelo gerado a partir da base de dados.


O artigo seguinte ilustra a utilização do modelo de dados gerado, a partir de um pequeno programa C#.

Outros artigos relacionados:
    - ADO.Net Entity Framework
    - Começar a usar o .Net Entity Framework - 2



Sem comentários:

Enviar um comentário